Lidar com a administração de uma empresa pode ser complicado, pois existem vários termos da contabilidade que geram um nó na cabeça.
Porém, conhecê-los é de extrema importância, pois te deixam preparado para as situações mais adversas, e também te orientam como agir diante da Receita Federal.
Por isso trouxemos um descomplica para você, esclarecendo as diferenças encontradas entre o Lucro Líquido e a Receita Bruta.
O que é Lucro Líquido?
O Lucro líquido a análise de lucro a partir das vendas realizadas e o total de gastos que a empresa teve.
No lucro líquido, são descontados os valores administrativos, operacionais, e as despesas financeiras de sua empresa.
É através dele que se pode observar se o seu saldo de lucro está positivo ou negativo.
Receita Bruta
A receita bruta avaliar todas as vendas obtidas, com a finalidade de contabilizar as vendas.
Ou seja, a receita bruta são os resultados das vendas, ou das prestações de serviço de uma empresa.
Na receita bruta não é atribuído valores de impostos extras sobre o serviço ou venda do produto. Assim como não é contabilizado também impostos cumulativos em cima dos produtos.
Integra somente o imposto de circulação de mercadorias e serviços.
Relação entre Lucro Líquido e Receita Bruta
A receita bruta é um indicativo dos valores de entrada, aqueles definidos pelas vendas, sem desconto de impostos. Ele é simplesmente para saber quanto vendeu e faturou.
O Lucro Líquido tem outra finalidade, a de indicar se o seu saldo de vendas é positivo ou negativo, a frente das despesas fixas da sua empresa.
Para ter o valor do Lucro Líquido e analisar a situação da sua empresa é necessário saber a Receita Bruta, que é o valor de entrada.
Como calcular o Lucro Líquido
Para fazer o cálculo de Lucro Líquido é necessário ter o valor total da receita, menos os custos da execução dos serviços, menos os impostos e subtraindo os gastos fixos e variáveis.
A equação é essa:
VR – CES – IM – GFV = LL
A partir desse cálculo você descobre o quanto realmente sobra do valor de entrada do seu produto, o que pode te ajudar a ajustar os gastos.
Como calcular a Receita Bruta
A receita bruta você irá calcular a quantidade de produtos vendidos vezes o preço aderido a cada produto.
Imagine o seguinte cenário, se você vende por mês 200 blusas, onde cada uma custa 60,00. O cálculo para saber a receita bruta é
200 x 60,00 = 12,000 (RB)
Assim você descobrirá o valor total de entrada através das suas vendas.
Valores da receita Bruta e do Lucro Líquido pra um bom andamento da empresa
Conhecer a analise desses dois fatores é de suma importância, pois te dar informações sobre como anda a finança da sua empresa, além de te preparar para eventuais problemas.
Saber o a Receita Bruta pode indicar como anda as sua vendas, se o valor relacionado aos produtos está sendo rentáveis, se há uma boa receptividade.
O Lucro Líquido analisa os valores que você tem, o que você recebe com as vendas e os seus gastos de produção, impostos e despesas fixas. Mostrando a sua real margem de lucro.
Possibilitando ver qual é a tela situação da sua empresa possibilitando mudanças de estratégias, dando o aval para fazer novos investimentos.
Ter documentado e arquivado vem a ser útil, pois, você pode fazer um balanço geral anual, ou bienal sobre como anda o seu Lucro e a Receita Bruta.
Receita Bruta e Lucro Líquido
Conhecer por completo a sua empresa e acompanhar cada detalhe torna os problemas mais visíveis e você mais preparado.