4 Indicadores De Rentabilidade De Uma Empresa Que Você DEVE Saber

Os indicadores de rentabilidade estão divididos por categorias, que primeiramente devem ser analisados separadamente e posteriormente devem ser vistos em conjunto para fazer a análise final referente à rentabilidade do negócio e traçar as estratégias de forma direcionada.

Confira abaixo quais são os indicadores de rentabilidade mais comuns:

1- Índices De Margem

A margem pode ser definida como o valor que a empresa está ganhando por realizar a venda do seu produto. Este índice geralmente é dividido em duas partes: a margem operacional e a margem líquida.

A margem operacional tem o papel de mensurar o que é chamado de lucro puro para cada unidade vendida, sem compreender as despesas financeiras e demais obrigações como, por exemplo, impostos e tributos.

Para chegar ao valor da margem operacional é necessário dividir o lucro operacional pelo número de unidades vendidas.

Já a margem líquida tem a função de mostrar o grau de lucratividade líquida do negócio após a dedução de todos os gastos. Na prática, ela é essencial para evidenciar se a empresa está dando certo ou não.

Para obter este indicador de rentabilidade você deve multiplicar o lucro líquido por 100 e dividir o resultado pelas vendas líquidas. Assim, o resultado final vai mostrar o lucro líquido obtido para cada real de receita líquida.

2- Índices De Ativos

Da mesma maneira que os índices de margem, os índices de ativos são divididos em duas partes: o retorno sobre o ativo e o giro do ativo. Neste caso, ambos funcionam como excelentes indicadores de desempenho do negócio como um todo e fornecem informações importantes para o seu direcionamento.

O retorno sobre o ativo calcula a rentabilidade, independente de onde os recursos vieram, apenas admitindo os investimentos realizados. Para calcular este indicativo você deve multiplicar o lucro líquido por 100 e dividir o resultado pelo valor ativo.

Já o giro do ativo relaciona as receitas geradas pela empresa e o total de investimentos feitos. A fórmula nada mais é do que uma simples divisão entre a receita líquida e o total ativo. O resultado evidencia o quanto foi vendido para cada Real investido no negócio.

3- Retorno Sobre O Capital

O retorno sobre o capital é o indicador que mostra a rentabilidade dos recursos e é calculado por meio da divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido.

Esse índice serve para demonstrar se a empresa se mostra como um bom investimento para os novos sócios, ou se está tendo que mexer no seu próprio capital para se manter operando no mercado.

Compreender estes índices em uma tabela de métricas que também aponte um ticket médio, número de clientes e as taxas de conversão apresentará uma visão mais clara sobre os caminhos da empresa, principalmente sobre o desempenho das ações de marketing e sucesso dos novos produtos.

Empresários que tomam decisões sem analisar este índice estão mais propensos a desperdiçar dinheiro com a sua empresa. E nos casos mais drásticos podem levar a empresa à falência.

4- Retorno Sobre Capital Próprio

Um dos principais indicadores de rentabilidade de uma empresa é o retorno sobre o capital próprio, aplicado com o objetivo de mostrar a rentabilidade dos recursos investidos pelos sócios ou acionistas da empresa. Este indicador é calculado por uma fórmula bem simples, basta dividir o lucro líquido pelo patrimônio líquido.

A análise do indicador de rentabilidade retorno sobre capital próprio é capaz de mostrar se o dinheiro aplicado pelos sócios ou acionistas da empresa foi bem utilizado e realmente trouxe benefícios internos e externos, ajudando no seu crescimento e tornando-a ainda mais atrativa para outras pessoas dispostas a investir no negócio.

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